
PACTUAL
PATRIMÓNIO CULTURAL
E TURISMO NO ALENTEJO 2022-24
O PROJETO

O projeto de investigação PACTUAL - Património Cultural e Turismo no Alentejo: motivações e experiências do visitante e turista português - está inserido no CIDEHUS/ Universidade de Évora (UÉVORA) e é financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
O principal objetivo deste projeto é estudar a experiência turística cultural vivida no Alentejo e desenvolver indicadores de turismo cultural no Alentejo, complementando o trabalho do ASTO - Observatório para o Turismo Sustentável do Alentejo.
Espera-se que os resultados do projeto contribuam para a proteção e valorização da marca identitária desta região, preenchendo a lacuna do conhecimento acerca do turista cultural que visita o Alentejo, com foco na importância e valorização do património material e imaterial.

O trabalho desenvolvido pela equipa de investigadores integra-se nas competências de monitorização do ASTO – Observatório do Turismo Sustentável do Alentejo – e pretende contribuir em duas grandes dimensões estratégicas, que assentam:

no reconhecimento da importância do património cultural do destino Alentejo;

na produção de conhecimento científico nos domínios do turismo e do património, a transferir para a região facilitando o seu desenvolvimento sustentável.
MISSÃO
Considera-se que o património cultural material e imaterial constitui uma marca identitária da região e, por isso, as instituições de ensino superior e os centros de investigação têm um papel relevante na sua defesa, valorização e promoção.
A existência do projeto está ancorada no reconhecimento da importância do património material e imaterial no destino Alentejo, pretendendo preencher a lacuna do conhecimento científico sobre as motivações e experiências do turista cultural português que visita o território alentejano.

Fonte: Tribuna Alentejo (2022)

Fonte: Maria Matias, 2024
Atualmente, verifica-se uma tendência crescente de procura turística pelo património cultural dos destinos e em Portugal nunca se trabalhou tanto o património cultural para o turismo como nos últimos anos. Cada região revela um potencial cultural único e diferenciador que define a sua identidade e possibilita o desenvolvimento de uma oferta turística mais competitiva.
A proposta do PACTUAL é inovadora porque decorre da verificação da existência de uma lacuna na área da investigação, especialmente em Portugal (especificamente a nível regional), sobre o perfil do turista cultural português que visita o território alentejano. Assim, pretende contribuir para as áreas de investigação e património do CIDEHUS, bem como para a sua afirmação como centro de transferência de conhecimento, produzindo indicadores específicos relacionados com o turismo cultural na região.
OBJETIVOS

A região Alentejo é reconhecida por possuir um vasto e heterogéneo património cultural que tem vindo a ser trabalhado para dar resposta a uma crescente procura por parte dos consumidores, centrada nos seus aspectos materiais e imateriais. Esta procura tem impulsionado a criação de projetos em torno de atividades criativas e culturais, dirigidas a turistas. No entanto, o perfil dos visitantes da região nunca foi mapeado ou as suas motivações analisadas.
Seguindo uma metodologia quantitativa, o projeto tem os seguintes objetivos:

identificar e analisar as motivações dos visitantes portugueses para visitar o património cultural da região do Alentejo;

identificar o tipo de experiências que os visitantes portugueses vivem relacionadas com o património cultural da região do Alentejo;

identificar as atividades criativas associadas ao património cultural imaterial (p.ex.: artesanato, gastronomia,...) em que os visitantes portugueses participam no Alentejo;

identificar o grau de importância que os visitantes portugueses atribuem aos diferentes tipos de património cultural do Alentejo;
